Avançar para o conteúdo principal

Páscoa com Passos Coelho - 2ª Parte



"Antes de começarmos a disfrutar deste magnifico almoço, oremos com fim a agradecer a nosso senhor por esta refeição". PVD disse, levantando-se do seu lugar, e projectando a voz para que todos o ouvissem. 

Surpreendentemente a maioria começou a rezar.

José Socrates, como agnóstico, e MR, JF e Space Aye como ateus ficaram calados á espera de que eles acabassem.

"Não foi Deus! Fui eu que cozinhei! Fui... o Sócrates é o meu pai, e o Diogo Infante é a minha mãe!", ouviu-se a voz do Emplastro.

Curiosamente o detetor de mentiras não desmentiu o que ele disse, mas os seguranças de José Sócrates tiraram-no imediatamente dali antes que este abrisse mais a boca.

"Bom, continuando, por mera curiosidade gostaria que cada um de vós me dissesse de que se abstiveram durante esta quaresma?", perguntou PVD.

Por momentos houve um silêncio na sala, até que Aníbal Cavaco Silva começou dizendo "Bolo-rei", "Pasteis de nata", continuou Álvaro. 

"Chocolate" respondeu Vitor Gaspar. "Acho que teria sido mais saudável se se tivesse abstido de décimos terceiros meses, não acha?" perguntou JF. 

Após os restantes terem respondido excluindo os não Católicos, tinha chegado a vez de Passos Coelho, este que tambem era Católico mas explicou que não se tinha abstido de nada. "Podia se ter abstido de enganar o povo, sempre era melhor" Comentou Space Aye.

Depois de satisfeita a curiosidade do PVD, começou o almoço própriamente dito, Cavaco Silva queixava-se de como apesar do cabrito estar bom não se comparava ao bife tártaro que costuma comer ao almoço. 

Álvaro Santos Pereira comia com o máximo de velocidade possível, via-se nos olhos seus olhos que este desejava chegar á sobremesa para comer o seu pastel de nata habitual. 

Já Passos Coelho e Vítor Gaspar comiam enquanto falavam sobre décimos-terceiros meses e em como aumentar o desemprego. "O novo código laboral deve servir... ", ouvia-se Vítor Gaspar dizer. 

Já Mário "Speedy" Soares falava com Sócrates sobre as suas atividades ilegais, nomeadamente corridas na ponte Vasco da Gama. 

Depois o tema passou para o Socialismo quando começaram a debater a designação do Partido Socialista. "Irónico", pensava MR, "toda a gente sabe que aqueles dois tinham trancado o socialismo numa gaveta e escondido a chave". 

Era um almoço animado no qual não faltavam conversas paralelas. Os ladrões, perdão, políticos não se cansavam de falar, e enquanto isso Isto PVD entretinha-se a tentar converter os outros Gárgulas, Passos Coelho interrompeu dizendo que se não o fizessem seriam penalizados.

"Se não o fizerem eu cortaro-vos o 13º mês até 2014!" Disse Pedro Passos Coelho, tentando chantagear os jovens cronistas.

"Mas não é o que já planeia fazer? E para além do mais, nenhum de nós está empregado." Disse JF. 

"Bolas... senão o fizerem vendo a EDP aos chineses!" Passos Coelho contra-atacou. "Essa já foi vendida..." Exclamou Space Aye. 

"Hmm... vendo a Brisa aos chineses!" Passos Coelho disse tentando com que estes cedessem. 

"Eu quero lá saber da Brisa..." Disse MR. 

"Isto está mesmo dificil... já sei, se vocês não se converterem para Católicos eu dou-vos acções do BPN!" tentou Passos Coelho novamente e de seguida surgiu um breve momento de silencio. 

"Como é que é mesmo isso da conversão?" perguntou Space Aye. 

"A que horas é para estar na Igreja?" perguntou MR. " Que fixe! Quantas acções me vai dar?" perguntou JF. 

"Opá não vês que isso é uma armadllha, não sejas estúpido aquilo está cheio de dividas!" disse Space Aye alertando JF. 

"Não faz mal, eu prefiro assim, sempre ganho alguma coisa, pode ser que até tenha sorte". JF disse e entusiasmado começou a negociar com Pedro Passos Coelho.


Entretanto chegou a altura mais aguardada, a da sobremesa... Os olhos do Álvaro brilhavam ao ver  o tabuleiro cheio de pastéis de nata.

"Sabe, ficar quarenta dias sem comer pastéis de nata foi demais para mim. Agora vou-me vingar!" diz o Álvaro a MR antes de meter 3 pasteis de nata na boca.

"Esses pasteis de nata estão bons, sr.Ministro?", pergunta MR.

"Estão excelentes! Estes pastéis de nata 'made in Canada' são demais!", diz enquanto mete mais pasteis de nata na boca. "'made in Canada'? Mas não deviamos estar a exportar em vez de importar, sr.Ministro?", pergunta MR.

"Mas nós exportamos... Os portugueses que fizeram estes pastéis de natas são os mesmos que o Pedro mandou emigrar", respondeu o Álvaro.

MR olha para ele estupefacto sem palavras, Space Aye continua a debater-se com a possibilidade de ter que se converter para o Catolicismo, Enquanto JF negoceia com Passos Coelho. 

"Sabe que aquele Formula 1 que você comprou é demasiado despendioso para o Estado... por isso vamos ter que tomar algumas medidas extraordinárias. Vamos fechar a Maternidade Alfredo da Costa. Veja lá da próxima vez se escolhe algo mais barato como um Marserati ou coisa parecida", diz Vítor Gaspar de forma vagarosa, irritado com Mário Soares.

Cavaco Silva começa a comer bolo-rei. PVD espantado, pergunta-lhe "Bolo-rei? Na Páscoa?".

"Porque não? Meu filho, tão pouco importa... regra nº1 do cavaquismo: nunca é uma má altura para comer Bolo-rei, nunca...", disse Cavaco Silva.

"Mesmo típico do professor... O que está a dar é os pastéis de nata" diz o Álvaro.

 "Modernices!", exclama Cavaco Silva claramente insatisfeito com o que o Álvaro lhe disse. "Não devias de o ter deixado sair do Gabinete! Ele só diz disparates." diz Cavaco Silva a Passos Coelho.

 "Mas o que se passa? Ele começou a falar de criar empregos outra vez?", pergunta Passos Coelho. "Não! Ele começou a falar de pastéis de nata", responde Cavaco Silva. 

"Ainda bem... ", diz Passos Coelho enquanto põe um pastel de nata na boca e o come,"Estava a ver que ele já estava a reclamar daqueles fundos do QREN outra vez...".

Enquanto todos conversavam entre si, Pedro Passos Coelho dirigindo-se para a porta de entrada da grande sala onde estava a decorrer o almoço, pede a atenção de todos e começa a discursar. "Caros Portugueses! Esperei tanto por esta altura, altura esta mais propicia para vos revelar algo que já vos devia ter revelado á imenso tempo..." Nisto uma seringa atinge o pescoço de Passos Coelho. 

"Esqueceu-se de tomarrr a medicação", disse Angela Merkel, revelando a sua figura após ter injectado o primeiro-ministro.

"Eu, sou... o coelhinho da Páscoa" Foram as últimas palvras de Passos Coelho antes de cair no chão da sala. "Clarramente... esqueceu-se de tomarrr a medicação", diz Merkel. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Coçador de micose implacável

Senhoras e senhoras, meninos e meninas (Ou será que em vez desta treta toda é melhor chegar aqui á Fernando Rocha: Ora ladies and gentleman… digam vocês o resto senão terei de por a bolinha vermelho no canto do blog). Hoje temos aqui presentes dois dos maiores coçadores de micose do país, de um lado temos ao Gato fedorento campeões a coçar a micose há vários anos, do outro lado temos PVD o mais novo coçador de micose, com apenas 17 anos já coçou bastante a micose. Eu e o Space Aye já nos oferecemos para ajudar PVD, mas ele não tem medo, ele diz que é capaz de os enfrentar os quatro membros do gato fedorento e derrotá-los sozinho. Entrevistador – PVD já não escreves um post, há cerca de dois ou três meses, e os Gato fedorento já estão ausentes há mais de meio ano achas que ainda é possível dares a volta por cima? PVD – Opá eu acho que sim, um atleta de alta competição a coçar a micose como eu não se pode deixar vencer por quatro marmanjos porque era extremamente chatinho se eu perdess

Porque odeio espanhóis

Se eu fosse o PVD, a resposta ao título deste post poderia ser apenas uma frase: "porque sou português". Mas como eu faço posts minimamente decentes (hein, PVD?) vou escrever mais duas ou três. A razão para eu fazer este post (além do facto de este blog já estar a ganhar baratas) prende-se com o facto de eu estar prestes a partir de férias (ou seja, contem com mais baratas pelo menos até pra semana). Férias...para Espanha, obviamente. Porque é para lá que os pobres como eu passam férias fora. No entanto, estou convencido que a viagem vai ser um martírio, uma vez que como vou de autocarro, e a minha chegada está prevista para 13 horas (não às 13h mas depois de 13 horas de viagem!). Por isso decidi levar a biblioteca de Alexandria comigo. Não foi fácil, visto que aquilo estava tudo queimado e debaixo de água, mas lá consegui pegar nuns calhamaços velhos e trazer comigo. Mas apesar de estas 13 horas parecerem muito, não me espanta. Afinal de contas, é provável que o motorista re

António Costa, o irrevogável socialista

Como qualquer showman, António Costa, adapta-se á sua plateia, e foi isso que o líder socialista fez quando em Barcelos diante de uma plateia de portugueses se apercebeu que tinha que voltar a soar um bocado á "alternativa" que tinha prometido antes de se tornar lider do PS. O incrivel progresso que o país tinha tido aquando do seu evento público de vassalagem aos investidores chineses rapidamente se transformou em retrocesso, num perfeito exemplo de trapézio á la Portas. A adaptação pode ser um grande trunfo quando se procura entreter um público, mas não o devia ser quando se fala de convicções. Mas num país onde a palavra irrevogável perdeu o seu significado original, isso já é capaz de ser pedir demais. Se há alguma coisa que se pode reter é que afinal parece que a falta de convicção dos lideres do PS não é defeito, é feitio.